Evite a queima de eletrodomésticos nas férias

Evite a queima de eletrodomésticos nas férias

A melhor alternativa é desliga-los das tomadas para evitar picos de tensão e raios

 

Nesse período de férias, não devemos nos descuidar da casa, nem mesmo quando passamos uma temporada fora. Merece atenção especial os aparelhos eletrodomésticos e demais eletroeletrônicos, como computadores, TVs, tabletes, etc.

Além disso, a Nema-Brasil (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Elétricos) alerta que apenas o ato de apagar as luzes ou desligar os aparelhos, quando saímos em viagem, pode não ser suficiente para evitar acidentes elétricos.

Isso porque, segundo os técnicos dessa entidade, o risco de uma sobretensão elétrica continua mesmo que os aparelhos não estejam em funcionamento.  Daí a importância de retirar das tomadas todos os equipamentos eletroeletrônicos.

 

É que sobretensão provocada pela incidência de raios, por exemplo, mesmo distantes do local, é propagada pela rede de distribuição de energia e entra na residência pelos cabos que ligam a instalação à rede pública.

 

Daí ela chega às tomadas, queimando os aparelhos mais sensíveis, mesmo que não estejam em funcionamento. Em casos mais graves, a queima dos equipamentos também pode provocar incêndios e se propagar para o restante do imóvel.

 

Dicas

 

Os aparelhos que possuem a luz de stand by também devem ser desligados da tomada. Além da questão da segurança, a Nema Brasil ressalta que, desconectar os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas pode trazer uma boa economia de energia elétrica.

 

Segundo os especialistas, mesmo com o imóvel fechado, é comum geladeira, freezer, rádio-relógio, relógios de micro-ondas, aparelhos de antena, etc ficarem consumindo energia. Outro erro é deixar luzes desnecessariamente acesas para “afugentar ladrões”.

 

Vale ressaltar que, apenas uma lâmpada de 40 watts pode consumir 28,8 quilowatt/hora ao mês, um custo estimado de R$ 28,35. Já uma geladeira, desde que regulada na intensidade mínima, mesmo eu fique ligada durante as férias, vai consumir apenas R$ 13,50.

 

Dicas de Segurança

 

– Se for viajar durante muito tempo, o ideal é desligar a chave geral de energia da casa ou apartamento.

 

– Aparelhos como TVs, rádios, microondas, Microsystems, entre outros devem ser desconectados da tomada

 

– Geladeiras e freezers devem ser esvaziados e desconectados da tomada.

 

– Aparelhos que ficam em standy-by também consomem muita energia e o ideal é que fiquem desligados e desconectados da tomada, por questões de segurança e economia.

 

– Ao invés de deixar luz acesa como indicativo de presença, a instalação de sensores automatizados pode reduzir o consumo de energia.

 

– Melhor do que lâmpadas acesas é pedir para um vizinho recolher jornais e correspondências que se acumulam quando a casa está vazia.

 

– Ao levar na mala aparelhos elétricos, como secadores, carregadores de bateria ou barbeadores, é preciso ficar atento à voltagem do local que está visitando

 

Cidades de outros países podem ter, além da voltagem, frequências diferentes. O ideal é se informar e usar adaptadores para tomadas, se necessário.