Banhos sem sustos ou choques

Banhos sem sustos ou choques

Uma das coisas mais apavorantes desse mundo é tomar um choque ao tocar na torneira do chuveiro. Normalmente, isso ocorrer devido a chuveiros  mal instalados e sem aterramento.

 

Todo chuveiro elétrico possui, além dos dois fios para serem conectados  à rede elétrica, um terceiro fio na cor verde ou verde e amarelo, que é chamado de terra.

 

Mas se observarmos com atenção, em muitos locais, esse fio é ignorado, enrolado ou simplesmente cortado e jogado fora por “expert” em instalações elétricas.

 

E é aí é que mora o perigo. A falta de aterramento é muito perigosa porque se a resistência elétrica do chuveiro queimar durante o banho, por exemplo, a pessoa ao fechar a água, colocando a mão na torneira, corre o risco de levar um tremendo choque.

 

A recomendação é providenciar, além da ligação do fio terra, o aterramento de toda a casa. Nas construções modernas e atuais, todo imóvel possui um sistema de aterramento semelhante ao de um para-raios, que consiste em 3 ou mais varas de aço, revestidas de cobre, enterradas no solo e interligadas entre si.

 

Em casas, esse serviço não tem custo elevado mas, infelizmente,  muitas pessoas preferem ignorar os riscos e permanecem sem essa proteção. Para fazer um bom aterramento é necessária a contratação de um eletricista especializado neste tipo de serviço.

 

Isso porque um aterramento mal feito é pior do que a falta dele! No caso dos modelos de chuveiros que não possuem o fio de aterramento, não há o menor problema. Se a tubulação for de ferro, você poderá usá-la como um aterramento estrutural, desde que haja continuidade destas tubulações até a parte inferior da edificação.

 

Se todos os eletrodutos e tubos de água forem de PVC, o eletricista poderá achar um ponto de ferro estrutural (colunas ou vigas) e conectar um fio neste ferro e levá-lo até o ponto do chuveiro, desde que haja continuidade destas ferragens até o solo da edificação.