A importância da qualidade do sono e o que fazer para melhorá-la

A importância da qualidade do sono e o que fazer para melhorá-la

Com a correria do dia a dia e o movimento cada vez maior nas cidades, é preciso dar mais atenção para o sono e melhorar a sua qualidade!

Durante o sono, nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde. O sono fortalece o sistema imunológico, libera hormônios — como o de crescimento e insulina — consolida a memória, deixa a pele mais bonita e saudável, além relaxar e descansar a musculatura.

 

A importância do sono para crianças

Enquanto as crianças dormem, solidificam os seus aprendizados. É durante o sono que aprendem a falar, engatinhar, pegar, caminhar, dançar, comer sozinhos e todas as outras tarefas que vão adquirindo ao longo do seu desenvolvimento.

Segundo a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), dormir é tão importante quanto a alimentação e higiene do bebê, pois além de ajudar no desenvolvimento intelectual, é nesse período de descanso que o corpo libera os hormônios de crescimento.

Dormir pelo tempo recomendado para cada faixa etária está associado com a melhora na atenção, memória, comportamento, aprendizagem e controle emocional.

 

A qualidade do sono é o que mais importa

Mais importante que dormir muitas horas,  é a qualidade do sono. Não adianta dormir 8 horas se não for de qualidade.

Para saber se a quantidade de horas que um adulto dorme é suficiente, basta notar como acorda pela manhã. Se acordar disposto e com energia, está ótimo! Mas se acordar cansado, precisa dormir mais e melhor. A média de horas de sono da população brasileira hoje em dia é de apenas 6h e 30 min. Na maioria dos casos, esse número é considerado insuficiente.

 

O que fazer para dormir melhor?

  1. Estabeleça uma rotina: procure dormir sempre no mesmo horário.
  2. Pratique exercícios físicos regularmente, preferencialmente no fim da tarde.
  3. Consuma alimentos leves antes do sono.
  4. Evite agitação ou muito estímulo momentos antes da hora de dormir, isso irá fazê-lo perder o sono.
  5. Ajude no conforto, um ambiente organizado, limpo e de baixa luminosidade pode oferecer maior conforto.
  6. Invista em um colchão de qualidade e use travesseiros adequados.
  7. Elimine qualquer coisa que possa fazê-lo perder o sono, como barulhos ou insetos.

 

Elimine o incômodo com o barulho ou a picada de insetos

Para eliminar o incômodo com o barulho ou a picada de insetos, que podem interromper o sono várias vezes, utilize uma armadilha elétrica para mosquito.

Com várias opções de design, a armadilha funciona por sucção. Após ser atraído pela luz ultra-violeta, o mosquito é sugado para dentro da armadilha, onde fica preso. Sem fazer barulho, cheiro e sem utilizar inseticidas, você manterá o ar limpo e o ambiente sem mosquitos para toda família, principalmente para as crianças. Confira alguns modelos disponíveis em nossa loja:

 

 

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Fontes:

https://belezaesaude.com/a-importancia-do-sono/

https://escoladainteligencia.com.br/a-importancia-do-sono-para-o-desenvolvimento-da-crianca/